Contatos Úteis

Se você está enfrentando algum tipo de dificuldade, não hesite em ligar para o número que mais se adequar à sua realidade.

Uma parte importante do combate às injustiças são as denúncias. Considerando a nossa responsabilidade em prol de uma sociedade mais equânime e mantendo os nossos valores e princípios, deixamos aqui alguns canais de denúncias e outros contatos úteis.

E caso você tenha algum telefone, e-mail ou endereço de site que considere relevante e deseje compartilhar com todo mundo, junte-se a nós.

Deixe o contato no final desta página.

Telefones Úteis

  • Disque-Intoxicação

Por telefone a população pode tirar dúvidas e os profissionais de saúde podem receber instruções sobre como prestar os primeiros socorros e prescrever tratamento terapêutico adequado para cada tipo de substância tóxica. Em alguns casos, o atendimento pode ser presencial.
Disque 0800-162-550

  • Disque Direitos Humanos

O Disque DH recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas: crianças e adolescentes; pessoas idosas; pessoas com deficiência; pessoas em restrição de liberdade; população LGBT; população em situação de rua; discriminação étnica ou racial; tráfico de pessoas; trabalho escravo; terra e conflitos agrários; moradia e conflitos urbanos; violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais; violência policial; violência contra comunicadores e jornalistas; violência contra migrantes e também refugiados.
Disque 100

  • Disque Saúde (ouvidoria SUS)

É a unidade responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h.

Disque 136

  • Centro de Valorização da Vida (CVV)

O Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional por telefone. Nestes casos, os atendentes estão prontos para conversar sobre os sentimentos e os problemas de quem está com depressão ou perdeu a esperança na vida, por exemplo. O serviço telefônico é gratuito e está disponível também por chat.
Disque 188

POPULAÇÃO INDÍGENA

  • A Fundação Nacional do Índio (Funai) passou a contar com uma Central de Atendimento específica para solicitações dos povos indígenas relacionadas ao combate à covid-19. A intenção é fazer com que as informações cheguem no menor tempo possível aos órgãos competentes, possibilitando o atendimento imediato das demandas. As solicitações serão recebidas via mensagem de texto ou pelo aplicativo WhatsApp nos telefones (61) 99622-7067 e (61) 99862-3573.

Também é possível contatar a central por e-mail: covid@funai.gov.br

POPULAÇÃO NEGRA

Se você foi vítima de racismo, procure a polícia. Nestes casos, é possível prestar queixa em delegacias comuns ou especializadas em crimes raciais. Caso o crime de racismo tenha ocorrido em sites da internet ou redes sociais, a recomendação é copiar o link de origem da ofensa e tirar printscreen no perfil, comentários e imagens envolvidos. A denúncia, então, pode ser encaminhada aos endereços:

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

  • Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiencia – CORDE – e-mail: mailto:mj-corde@mj.gov.br Site: www.sp.gov.br/sicorde.htm
  • Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência – CONADE – Telefone.: (O xx 61) 429-3673 / 429–9219 Site: www.mj.gov.br/sedh/conade.htm
  • Comunicação para portadores de necessidades especiais – Disque 142
  • Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência: (61) 2027-3981
  • O Governo Federal institui o Passe Livre para pessoas com deficiência física, mental, auditiva ou visual comprovadamente carentes. Estas pessoas, com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo poderão, com o Passe Livre, viajar de um Estado para outro de ônibus, trem ou barco, sem precisar pagar a passagem.

A concessão deverá ser solicitada, via carta, ao Ministério dos Transportes – Caixa Postal 9800 – CEP 70001-970 – Brasília / DF – que enviará Kit do Passe Livre a ser preenchido pelo requerente, anexando Laudo Médico expedido pela Equipe Multiprofissional do SUS, além de cópias de Documentos de Identificação Pessoal.

O Ministério dos Transportes após recebimento e validação dos documentos emite e envia ao requerente a Carteira de Concessão do Passe Livre, via Correio.

POPULAÇÃO IDOSA

Entre 2012 e 2017 a população idosa cresceu 18% e ultrapassou a casa dos 30 milhões, conforme dados do IBGE. O envelhecimento é uma característica humana, e conforme assegura o art. 8º da Lei 10.741/2003, é um direito personalíssimo. Não obstante, sua proteção é um direito social. Sendo assim, é obrigação garantir a efetivação desse direito de forma digna, assim como, também é uma obrigação do Estado a efetivação de políticas que contribuam para a garantia desses direitos aos idosos.

MULHERES

Central de Atendimento à Mulher no Brasil

Este serviço é destinado a atender denúncias, orientar e encaminhar os casos de violência contra a mulher.

O número colocado à disposição é de utilidade pública e permite ligações de todo território nacional. A Central funciona 24h por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Ligue 180 ou procure a Delegacia da Mulher, OAB, Guarda Municipal ou a Delegacia de Polícia Central da sua cidade.

Ministério da Mulher, da família e dos Direitos Humanos

Telefones: +55 (61) 2027-3684 / 2027-3432 Disque 180

LGBT+

Em caso de violações contra a população LGBT, denuncie:

  • Registre a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima.

Em caso de agressão atual ou eminente, ligue para o 190 (Polícia)

  • Registre o ocorrido junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Disque 100;
  • Para as lésbicas, mulheres bissexuais e transexuais femininas há também a Central de Atendimento à Mulher Disque 180;
  • Procure o Ministério Público do Estado do Paraná – Núcleo LGBT (41) 3250-4905;
  • Envie um relato para Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos – e-mail:  disquedireitoshumanos@sdh.gov.br
  • Relate o ocorrido para o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná – e-mail: copedh@seju.pr.gov.br
  • UNAIDS Brasil – Telefone: (61) 3038-9217;
  • Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) – Coordenação Geral de Promoção dos Direitos LGBT Telefone: (55 61) 2027-3283 e-mail: lgbt@sdh.gov.br
  • Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBT (CNCD/LGBT) – Telefone (61) 2027-3241e-mail: cncd@sdh.gov.br
  • Coordenação Estadual da Antra – Associação nacional de travestis e Transexuais do Brasil  Telefone  (84) 8882-8734 / 8111-4848 e-mail:atrevidarn_2011@yahoo.com.br